Ir para o conteúdo principal

Colaboradores da Unimed Federação iniciam pós-graduação com foco no autismo

A necessidade de falar e entender a inclusão de pessoas autistas na sociedade motivou 45 colaboradores da Unimed Federação/RS a iniciarem uma pós-graduação sobre o assunto. As aulas, que começaram neste mês, focam na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à Educação Inclusiva e estão sendo realizadas pela Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC do Paraná.

O Sistema Ocergs apoiou a iniciativa, para que os profissionais de diversas áreas da Saúde pudessem aprimorar seu conhecimento sobre o autismo, por meio do financiamento de 94% do investimento total da pós-graduação. O curso é na modalidade semipresencial, com aulas online ao vivo e práticas presenciais na sede da universidade, aliando teoria e prática com conteúdo desenvolvido exclusivamente para os colaboradores da Unimed, e duração de dois anos. Atualmente, a PUC-PR é considerada a melhor universidade do estado, entre as instituições públicas e privadas, e a quarta melhor no Brasil, entre as de ensino privado.

Em poucos anos, o custo sobre a receita dos tratamentos para transtornos do espectro autista (TEA) aumentou de 0,5% para 5% na Unimed Federação, reforçando a necessidade de capacitação dos colaboradores para melhor qualidade no atendimento. Os 45 inscritos são das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Pedagogia.