Ir para o conteúdo principal

Com mais de 70 cooperativas no South Summit, Sistema Ocergs prioriza capacitação para incentivar a inovação

O setor cooperativista foi um dos mais representativos no South Summit Brazil deste ano, que se encerra nesta sexta-feira (22) em Porto Alegre. A informação é do Sistema Ocergs, que participou com mais de 150 inscritos no evento, representando 73 cooperativas gaúchas.

“O mundo se voltou para Porto Alegre nos últimos dias – e o setor cooperativista não poderia ficar de fora. Inovação é um conceito que está muito próximo do cooperativismo, na medida em que gera inúmeras oportunidades para nossas cooperativas se reinventarem e se desenvolverem ainda mais”, enfatiza o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

A presença no South Summit faz parte de uma série de ações do Sistema Ocergs em favor da inovação no cooperativismo e para garantir o futuro de 3,5 milhões de gaúchos que participam do sistema. Dentro do programa RSCOOP150, já foram anunciados R$ 3 milhões em investimentos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no segmento no Estado. A participação também contribuirá para as cooperativas enviarem seus projetos para o Programa de IDEIAS, que está recebendo propostas até 20 de abril.

Superintendente do Sistema Ocergs, Mario de Conto destacou que o South Summit é o maior evento de empreendedorismo e inovação da América Latina, o que, por si só, já explica a participação representativa do setor. “Nós entendemos que a participação nesses eventos é extremamente importante para disseminarmos a cultura da inovação nas cooperativas”.

O objetivo é ampliar a capacitação e o desenvolvimento, já que a delegação acompanhou uma série de palestras para criar conexões e gerar ideias que fortaleçam o eixo da inovação dentro do cooperativismo. Para essa mobilização, o Sistema Ocergs investiu mais de R$ 230 mil.

A coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, afirmou que os agentes de desenvolvimento são o principal elo entre a entidade e as cooperativas. “São um público fundamental para disseminação da nossa estratégia, pois são eles que levam as soluções do Sistema Ocergs às cooperativas. Capacitar esse público e disseminar a cultura da inovação é fundamental para auxiliar no desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul”, afirmou.