Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs leva a Brasília as demandas das cooperativas para o Plano Safra 2024/2025

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, demonstrou abertura para a construção conjunta do Plano Safra

As demandas do cooperativismo gaúcho para a edição deste ano do Plano Safra foram apresentadas ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Representadas pelo presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, as cooperativas gaúchas voltadas ao agronegócio defenderam temas como a ampliação dos limites para contratação do crédito rural com aumento do volume disponível, seguro rural, e avanços na caixa de recursos para as cooperativas, dentre outras demandas. O encontro foi realizado na Casa do Cooperativismo, do Sistema OCB, nesta quarta-feira (28).

Organizado pelo Sistema OCB, o encontro teve como objetivo apresentar alternativas para contribuir para a ampliação do desenvolvimento dos setores agrícola e pecuário brasileiro. O montante total sugerido para o próximo Plano Safra é de R$ 558 bilhões, o maior da história. “Foi um momento importante para construirmos conjuntamente com o governo a partir das necessidades das cooperativas. Tivemos a sensibilidade do ministro e acreditamos que construímos uma bela relação que irá render frutos importantes no futuro próximo”, afirma Hartmann.

No documento entregue pelo cooperativismo ao ministro estão ainda pedidos como o estabelecimento de um percentual mínimo de Declaração de Aptidão (DAP), a obrigatoriedade do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também foi solicitada a elevação do percentual da exigibilidade dos recursos obrigatórios de depósitos à vista de 30% para 34%, bem como em relação aos recursos captados na poupança rural em 65%, além de que seja elevado o direcionamento dos recursos captados através da letra de crédito do agronegócio (LCA) de 50% para 60%.

 As cooperativas buscam o aumento dos recursos destinados à equalização das taxas de juros, com garantia de orçamento suficiente para os mecanismos de gestão de riscos agropecuários (PSR, PROAGRO, PEP, PEPRO). Outro ponto é o fortalecimento do Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR), com aporte de R$ 3 bilhões. Outra solicitação foi o fortalecimento do cooperativismo de crédito e o uso do BNDES como instrumentos-chave da política agrícola, fomentando o acesso das cooperativas agropecuárias aos programas de promoção de sustentabilidade ambiental e a ampliação do acesso da agricultura familiar inserida no cooperativismo às linhas do PRONAF.

Representante da OCB para toda a região Sul do país, Hartmann ainda participou em Brasília da reunião da diretoria do Sistema. O presidente da Ocergs ainda teve agendas com ministros e parlamentares na defesa dos interesses das cooperativas gaúchas.