Ir para o conteúdo principal

Campanha Dia de Cooperar 2024 é lançada pelo Sistema Ocergs

A essência do cooperativismo é a mudança, de forma coletiva, de vidas. E, para que a roda siga girando, o Sistema Ocergs lançou, nesta quarta-feira (3), a campanha Dia de Cooperar 2024, que acontece no dia 6 de julho. E este ano, com novidades: o Solidômetro RS, que em 2023 ocorreu internamente, será realizado em parceria com as cooperativas gaúchas. A meta é de que, no mínimo, 12 toneladas de alimentos sejam arrecadadas até dezembro, impactando 1 milhão de gaúchos.

“Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras” é o slogan deste ano. O lançamento ocorreu às 14h, de forma online, e contou com a presença de mais de 110 pessoas. Os cooperados devem marcar no calendário o dia 6 de julho como a data para celebrar o cooperativismo e realizar ações. A data é escolhida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e a ação é articulada em todo o país.  

Logo no início do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou que o Dia C é um momento de muita alegria e integração. Hartmann comentou que a campanha também é um marco para reforçar a importância do cooperativismo na sociedade, com a geração de desenvolvimento social à comunidade em que a cooperativa está inserida.

Todas as ações realizadas pelas cooperativas devem ser registradas na OCB, podendo ser a celebração do Dia C, uma ação pontual feita em dia único ou uma ação realizada de forma contínua, ou seja, ao longo do ano. O relações-públicas do Sistema Ocergs, Marcelo de Barros Tavares, destacou que toda ação que seja registrada deve ter uma Organização Não Governamental (ONG) parceira, que deve ter CNPJ obrigatoriamente. Um tutorial de como registrar pode ser acessado aqui.

Em 2023, o Dia C resultou em 877 ações feitas pelas cooperativas gaúchas, com mais de 315 mil pessoas beneficiadas e, aproximadamente, R$ 415 mil investidos. O caderno da campanha do ano passado está disponível para consulta desde março.

Solidômetro RS

Durante o lançamento, a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, contou que o Solidômetro nasceu em 2023 entre os quase cem colaboradores do Sistema, no ano passado, onde uma tonelada de alimentos foi arrecadada.

Para fortalecer o Dia C 2024, a proposta que as cooperativas gaúchas sejam convidadas para participar, neste ano, surgiu pelo setor da Comunicação do Sistema Ocergs, com ações no dia 6 de julho. A ideia é que um milhão de pessoas sejam beneficiadas. Dentro de no mínimo 12 toneladas, os colaboradores do Sistema Ocergs têm a meta de arrecadar 1,5 tonelada. Caso a meta seja atingida, a instituição irá dobrar a meta e subsidiar mais 1,5 tonelada ao longo do ano, totalizando três toneladas.

As cooperativas participantes terão como meta, no mínimo, nove toneladas. Ao confirmar a participação delas, os voluntários receberão camiseta e boné da ação, para maior visibilidade da campanha. Outro apoio de divulgação será uma cobertura jornalística de mídias televisivas nas regiões de Porto Alegre, Santa Rosa, Passo Fundo, Nova Petrópolis, Cruz Alta e Santa Maria.

As inscrições serão abertas no dia 1º de maio até o dia 31 deste mês. O site para inscrição pode ser acessado aqui.