Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas são destaque no Prêmio Aneel de Satisfação do Cliente

Duas cooperativas gaúchas foram finalistas do prêmio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entregue na última semana. A Ceriluz, de Ijuí, e a Cermissões, de Caibaté, foram reconhecidas com terceiro e quarto lugar, respectivamente, entre as cinco melhores empresas do Brasil, dentre as 103 (52 permissionárias e 51 concessionárias). Além delas, as gaúchas Creluz-D, de Pinhal, Coprel, de Ibirubá, Certel Energia, de Teutônia, e Cooperluz, de Santa Rosa, estão, também, entre as dez melhores empresas do país.

Avaliando somente o ranking nacional das cooperativas permissionárias -, Ceriluz, Cermissões, Creluz-D, Coprel, Certel Energia e Cooperluz também estão entre as dez melhores permissionárias do Brasil. Sendo que Ceriluz e Cermissões também ficaram, neste ranking, com o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Outra representação gaúcha destacada é no ranking das dez cooperativas permissionárias, com maior crescimento 2023/2022, do país. A Cooperluz aparece em sétimo lugar, seguida pela Celetro, de Cachoeira do Sul, em nono e a Creral, de Erechim, em décimo lugar.

O presidente da Confederação das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), Jânio Stefanello, afirmou que o reconhecimento das cooperativas gaúchas é um instrumento de valorização importante do cooperativismo de infraestrutura. “[O prêmio] mostra como as cooperativas conseguem atender de forma ágil, com segurança e qualidade na prestação dos serviços. É muito gratificante receber esse reconhecimento. Sempre digo que a verdadeira qualidade é comprovada nos momentos de intempéries. E, neles, as cooperativas fazem a diferença. Elas ajudam entre si, comunicam melhor e têm mais proximidade com seus associados”, destacou.

A entrega da premiação para as distribuidoras vencedoras foi realizada em março, na sede da Aneel, em Brasília (DF). O prêmio destaca empresas e cooperativas que alcançaram as melhores colocações no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), feito anualmente, desde 2000.

Ao todo, mais de 29 mil pessoas foram ouvidas entre agosto e novembro de 2023, em 625 municípios, pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, uma empresa de opinião pública contratada para a aplicação dos questionários. Durante a realização do levantamento, os consumidores questionados puderam manifestar o grau de satisfação em relação à qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados. Ao todo, 103 distribuidoras tiveram seus desempenhos analisados, entre permissionárias ou concessionárias.