Ir para o conteúdo principal

Elas pelo Coop RS realiza primeira reunião de trabalho

Dando início à caminhada do comitê Elas pelo Coop RS, lançado na Expodireto Cotrijal 2024, o início do mês foi marcado pela primeira reunião de trabalho realizada pelo grupo. De forma online, o encontro reuniu cerca de 50 mulheres, convidadas pela trajetória em suas cooperativas, e abordou o funcionamento do comitê, os próximos passos, além da agenda e das trilhas de capacitação.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do comitê no RS, Rafaeli Minuzzi, que destacou os números do Elas pelo Coop: ao todo, são 44 cooperativas representadas por 59 mulheres que compõe o comitê. A maioria das mulheres (24) tem entre 41 e 50 anos e 21 delas tem entre 31 e 40 anos. O comitê também tem quatro mulheres de até 30 anos, três entre 51 e 60 anos e sete com mais de 60.

As participantes são de 31 cidades gaúchas e representam seis ramos do cooperativismo, sendo eles agro, crédito, saúde, trabalho e educação, infraestrutura e transporte. “Sempre quando uma de nós estiver presente em qualquer lugar, todas nós estaremos representadas. Temos o papel de defender os interesses das cooperativas, das mulheres e desse protagonismo que estamos buscando através do nosso comitê. Vamos capacitar com propósito e estratégia para conquistar cada vez mais espaços no cooperativismo gaúcho”, defendeu Rafaeli.

De acordo com uma pesquisa realizada durante o lançamento do Elas pelo Coop, em março, as mulheres apontaram que esperam do comitê mais oportunidades, empoderamento, coragem, mudança, inspiração, conhecimento, liderança, resiliência e representatividade. “A gente une mulheres cooperativistas para a formação de novas lideranças e a participação ativa do público feminino no movimento. Temos dentro do comitê mulheres que são líderes e mulheres que não são ainda, mas que têm um perfil de liderança e de multiplicadora dentro da cooperativa que trabalha”, disse a coordenadora.

Até o dia 10 de abril, as mulheres integrantes do comitê podem se inscrever para participar da gestão do Elas pelo Coop. A eleição vai ocorrer ainda em abril e a posse da nova equipe será na próxima reunião, prevista para 8 de maio. O mandato de trabalho do comitê será de um ano.

O Comitê Elas pelo Coop busca estimular e disseminar o protagonismo feminino no cooperativismo brasileiro, por meio de ações de capacitação e integração com as cooperativas. Ao todo, serão mais quatro encontros do grupo, em maio, junho, julho e agosto. Já a formatura será na Expointer, no dia 28 de agosto.