Ir para o conteúdo principal

Comitê de Diversidade do Sistema Ocergs visita sede da Sicredi para conhecer o Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade da cooperativa

A diversidade no cooperativismo e a equidade de gênero são causas que importam na sociedade e também no cooperativismo. Na busca pela troca de ideias e boas práticas, o Comitê de Diversidade do Sistema Ocergs visitou, na última semana, o Centro Administrativo da Sicredi, em Porto Alegre.

O encontro com o Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade da cooperativa teve como objetivo conhecer a estratégia que orienta a Sicredi para que a diversidade esteja alinhada no desenvolvimento sustentável do cooperativismo. Para a vice-coordenadora do Comitê da Diversidade do Sistema Ocergs, Gabriela de Oliveira Pinto, a visita faz parte da etapa de benchmarking do comitê, para conhecer as práticas realizadas por outras instituições para implantação e atuação.

“Foi uma tarde de muitas trocas em que tivemos a oportunidade de identificar ideias que poderemos aplicar na implantação do nosso comitê, quais informações ainda podemos mapear para melhor definir nossas práticas, formas de demonstrar aos colegas do Sistema e às cooperativas a importância do Comitê e o quão bom a implantação será para todos. A visita foi muito importante também para vermos que estamos no caminho certo, mas que ainda temos uma caminhada muito longa de aprendizado para que consigamos atingir o que buscamos com o comitê”, ressaltou Gabriela.

Na visita, os integrantes do comitê da Sicredi apresentaram como surgem os projetos e as iniciativas, a partir das lideranças, e como são executados os planos de ação, que impactam diretamente na evolução da sustentabilidade da cooperativa. O Comitê de Diversidade do Sistema Ocergs conta com 12 membros de diferentes áreas de atuação e busca construir um ambiente mais inclusivo.