Ir para o conteúdo principal

Crianças e adolescentes em tratamento hospitalar relatam seu cotidiano no livro “Metamorfose – Nossos Sonhos, Nossas Vidas”

Crianças e adolescentes internados no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, são os autores das histórias e estórias relatadas nas páginas da 7ª edição do livro “Metamorfose – Nossos Sonhos, Nossas Vidas”, que será lançado na tarde desta quarta-feira, dia 17 de abril, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75). O objetivo do projeto é incentivar criatividade e o hábito da escrita e leitura enquanto os pacientes realizam tratamento.

Segundo o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, “não há como não se emocionar ao ler as experiências vividas na perspectiva de quem, muito jovem, precisa ser forte no enfrentamento da própria doença, por vezes grave”. A Cooperativa patrocina o projeto desde o seu início, em parceria com a Santa Casa. “É uma forma de inspirar ações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, seguindo os princípios fundamentais do cooperativismo que é o desenvolvimento da saúde nas comunidades e o bem-estar social”, considera dr. Boeira.

Logo na abertura do livro, em um trecho de seu depoimento, a nefrologista pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, Clotilde Druck Garcia, fala sobre seu sentimento ao ler cada frase dos relatos. “Me inspirei e me diverti com a leitura. Adorei Metamorfose. As palavras destas crianças tocaram fundo minha alma”, escreveu a médica, que também destacou alguns trechos escritos pelas crianças:

“Minha vida não foi nada fácil”. “A vida nos dá surpresas”. “Meu tratamento é longo, demorado e cansativo, mas sei que no final vou sair disso bem”. “Tudo passa… e não se esqueça disso”. “Vai olhar ao redor e ver que cada momento valeu a pena”. “Agora, depois do transplante, tenho muitas coisas para realizar”. “Aprendi que tudo na vida devemos valorizar, que o amor é mais importante do que o dinheiro”. “Sou grata por nunca perder a capacidade de acreditar e de ter fé num amanhã melhor”.

 Concepção do projeto

As idealizadoras do projeto Elda Sanchotene Beheregaray, Eni Maffei e Hilda Simões Lopes contam que partiram da percepção de que, mesmo enfermas, as crianças e adolescentes esforçavam-se para escrever.

“Ao concluírem suas obras, sentimos que deveriam ser publicadas. Elas palpitam vida, afinal, que vida é mais intensa que a capaz de fazer histórias num leito hospitalar? É emocionante ver jovens e crianças – em fase de imaginar a existência fácil e colorida – em tratamento médico e, ao mesmo tempo, trabalhando com as palavras para fazer a vida mais bonita. Palavras moldando vida, vida no lugar das palavras, histórias gerando vida, vida como fonte de vida. Sim, precisávamos de suas histórias em livro. Em contato com a Unicred, recebemos total apoio e, desde então, contamos com seu patrocínio”, destacaram as idealizadoras em texto escrito no editorial da publicação. Como incentivo para que mais histórias e estórias sejam contadas, a publicação vai circular pelos quartos e corredores do Hospital da Criança Santo Antônio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred