Ir para o conteúdo principal

Cooperativismo brasileiro une forças para ajudar vítimas das chuvas no RS

O Sistema Ocergs divulga a SOS Coopera RS, nova campanha lançada nesta terça-feira (07) em conjunto com o Sistema OCB. A mobilização contribui para auxiliar os gaúchos em um momento desafiador para o Rio Grande do Sul, que enfrenta consequências de um evento climático extremo – com perdas de vidas, desaparecidos e milhares de desabrigados, além do impacto na sua economia. As previsões indicam temporais por mais alguns dias, aumentando a necessidade de apoio urgente para a população. Em momentos como este, é importante  que a solidariedade e a força coletiva sejam nossos pilares.

O setor cooperativista se une em uma corrente solidária que se formou em todo o país, para convocar os associados a concentrarem seus esforços nas ações de arrecadação coordenadas pelo Sistema Ocergs. “Estamos enfrentando um momento extremamente desafiador, no qual o cooperativismo está atuando em diversas frentes para contribuir na superação das dificuldades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo não é apenas mitigar os impactos, mas também colaborar na reconstrução do Estado. Em um contexto em que a solidariedade e a colaboração se mostram indispensáveis, a campanha destaca a força coletiva das cooperativas brasileiras”, destaca o presidente da Ocergs Darci Hartmann

A campanha segue as diretrizes do governo do Estado para auxiliar os gaúchos, incluindo arrecadação de recursos e doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e agasalhos. Existem diversas formas de contribuir:

Doações em Dinheiro: recursos são essenciais para garantir que instituições confiáveis possam oferecer ajuda imediata e eficaz às vítimas, incluindo alimentos, água, itens de higiene e saúde.

Voluntariado: para os residentes no Rio Grande do Sul, o voluntariado na distribuição de alimentos, na limpeza das áreas afetadas e em outras atividades de apoio é uma forma valiosa de ajudar.

Divulgação: compartilhar informações sobre as campanhas de arrecadação e formas de auxílio nas redes sociais e em outros meios de comunicação é uma maneira poderosa de ampliar o alcance da mobilização em favor das vítimas.

Para contribuir com qualquer valor, foram criadas contas exclusivas e separadas por propósitos:

Doações de Alimentos e Bebidas (Fecoagro):

Medicamentos e Material Médico-Hospitalar (Instituto Unimed RS):

Reconstrução de Casas e Infraestrutura (Cooperativas de Crédito):

Esta é a pior enchente enfrentada pelo estado desde 1941, levando o governo local a decretar estado de calamidade, medida também reconhecida pelo governo federal. A Defesa Civil alerta para o risco de elevação das águas em diversas bacias hidrográficas gaúchas, com as principais ações de emergência focadas no resgate de pessoas e na preservação de vidas.

O Sistema Ocergs também apoia e reforça a coleta das cooperativas para doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos em roupas de cama. Confira mais detalhes em no instagram: https://www.instagram.com/sistemaocergs/

Contribua com qualquer valor e faça a diferença na vida de quem precisa!

Sua doação pode salvar vidas.