Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs está presente na 45ª Expointer

Depois de dois anos atípicos em razão da pandemia da covid-19, os portões da 45ª Expointer foram abertos sem restrições na manhã deste sábado (27/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O ato contou com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários de Estado e do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o gerente de Relações Sindicais e Institucionais da Ocergs, Tarcisio Minetto e o presidente do Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, estiveram presentes na solenidade.

O governador disse que a 45ª edição traz o sentimento de retomada. “A Expointer sempre foi o momento em que o Rio Grande do Sul mostra ao Brasil e ao mundo a força da sua maior vocação, que é o agronegócio. Nos últimos anos, assim como no mundo todo, fomos golpeados pela pandemia e, embora a feira tenha sido realizada com restrições, a verdadeira retomada, inclusive com um sentido de resiliência, está ocorrendo nesta edição. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou. 

Painel RBS Eleições 2022

O que pensam e propõem os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul para o setor agropecuário foram tema de evento na Casa RBS da Expointer também neste sábado. O painel, mediado pela colunista e apresentadora Rosane de Oliveira, recebeu seis postulantes ao Piratini e contou com perguntas formuladas pela produção e por setores representados na feira. Darci Hartmann, representando o cooperativismo gaúcho, questionou sobre demandas de infraestrutura e internet campo, de proteína animal e matéria prima, questões tributárias, de logística, cooperativismo de saúde e sobre a plataforma dos candidatos ao governo em relação ao cooperativismo e desenvolvimento do Estado.

Pavilhão da Agricultura Familiar

Além de uma reunião do Conselho da Unicred na Casa do Cooperativismo na Feira, o presidente também participou da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar neste sábado. O governador cortou a fita inaugural do local, que neste ano reúne 337 expositores de mais de 100 municípios. São 10 expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia. O sentimento de retomada tomou conta do espaço e dos produtores, já que em 2020 o pavilhão funcionou de forma restrita, com menor número de expositores e apenas no formato drive-thru. Em 2021, o local também teve restrições de empreendimentos e de público.

No ato que marcou a abertura do pavilhão, Ranolfo destacou a importância do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. “Esse é um dos espaços mais visitados da feira e que comprova a importância e o valor do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. Neste primeiro dia, já pude ver o sentimento de retomada, a animação e a expectativa dos produtores com a grande presença do público visitante. Não tenho dúvidas de que será um ano de muito sucesso nas vendas”, disse o governador.

Do total de estandes, 268 são agroindústrias, 52 da área de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66.

Expointer 2022

A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes, que poderão aproveitar os 70 mil metros quadrados de área de exposições do agronegócio, eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e leilões, além de uma programação artística e cultural. Também haverá discussão de temas relevantes para a agropecuária gaúcha e nacional: inovação, tecnologia, produção sustentável, preservação de água, agricultura de baixa emissão de carbono e desenvolvimento econômico aliado à preservação do ambiente.

Uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer vai até 4 de setembro.  O Sistema Ocergs é uma das entidades co promotoras e estará presente e com programação especial na Casa do Cooperativismo. Confira a programação completa AQUI e acompanhe as notícias ao longo da semana em nosso site.

Com informações da Secom